quarta-feira, 7 de março de 2012

Dicas - Rotterdam


Definitivamente, é complicado falar de Roterdão/Rotterdam porque, para mim, é uma cidade com tantas facetas e de rápidas mudanças, sejam elas no tempo ou até mesmo no humor das pessoas. Para um turista, o essencial seria ter um planejamento no qual a estadia na cidade das Kubushuizen envolvesse a terça-feira ou o sábado, e uns dois dias é o suficiente, pois ainda há uma Europa toda para desbravar!!!

Rotterdam foi uma cidade quase toda destruída pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, com isso   as construções são bem modernas, os arquitetos que o digam (esse é um passeio imperdível para eles). As construções são uma mais ousada que a outra, na minha opinião, o melhor lugar que tem um panorama invejável é o Euromast . O restaurante é muito bom, não é muito caro, e o mais importante dos bizus: nem todos restaurantes abrem para o almoço. E alguns, quando abrem, não tem Menu de comida, como nós brasileiros estamos acostumados, para os Holandeses, almoço é sopinha rala e/ou sanduíche. Se for viajar em julho, existe uma boa chance de alguns estabelecimentos, inclusive restaurantes, estarem de férias.

Para chegar e sair do Euromast, partindo do Centro de Rotterdam é só procurar a linha de Tram (aquele trem elétrico, acho que o número 8 serve). Quando sair do Euromast, é interessante dar uma caminhada desinteressada no bosque ao lado, geralmente os lagos estão cheios de patinhos e, se você tiver sorte, pode pegar uma noiva saindo de uma casa linda lá dentro. No calor, esses lugares ficam cheios de gente fazendo um churrasco estranho de hamburguer!Ah! Quase esqueci, para quem quiser andar de barco, o único passeio que eu fiz foi o “Pannekoek boat”, o embarque é perto do Euromast, ao lado de um restaurante Chinês flutuante.  É óbvio que só vale  a  pena a partir da primavera, nesse barco o passeio é feito inicialmente como um jantar de panquecas com alguns acompanhamentos, e de sobremesa tem sorvete, é muito bom para crianças, pois tem uma enorme piscina de bolinhas.

Quando terça ou o sábado chegar vá para a estação de metrô do Blaak e se delicie com o que há de mais exótico, colorido e perfumado, no caso das lindas flores, ou gostoso no caso das frutas. Onde aqui no Rio eu compraria uma orquídea azul com branca por apenas cinco euros?! Não saia da Feira na Marketstraat/ Binnenrotte (8:00 às 16:00 – a depender do tempo, se chover eles vão embora) sem comer batata frita com maionese, morangos, waffles , stroopwafel e, para os mais corajosos, arenque: peixe que tem fama de ser cru, mas me disseram que não, que na verdade o peixe é passado em uma água bem quente para cozinhar.

No quesito compras, a Feira vende de tudo e mais um pouco, além disso, e, para a loucura das mulheres, no mês de junho e em dezembro (entre Natal e Ano Novo) as liquidações são incríveis! Saindo da estação de Metrô de Beurs já é possível avistar muitas lojas e dependendo da saída do metrô que se pegar, já se avistará uma loja maravilhosa da Haagen Daas, faça frio ou faça sol sempre é bom tomar sorvete! Essa loja fica dentro de um shopping chamado Koopgoot, que em uma ponta tem uma enorme H&M (bbb = bom, bonito e barato) e a outra ponta vai dar em uma rua (Lijnban) com um comércio melhor ainda! Só cuidado com o horário, que é bem volátil, depende da época do ano, portanto, o mais seguro é ir as compras entre 10am e 5pm. 

Para uma caminhada de fim de tarde, eu recomendo – tendo como ponto de partida a estação do Blaak – apreciar a cidade sem pressa, na estação mesmo avistam-se as Casas Cúbicas (Kubushuizen), quem tiver muita curiosidade pode visitar o interior de um dos apartamentos (entrada por volta de 5euros), ali do lado também se encontra o Antigo Porto (Oude Haven) com embarcações belíssimas, onde também se vê a Witte Huis, uma construção que sobreviveu a Guerra e é muito bem conservada. Mais adiante, temos a Boompjes que vai dar na “Flag Parede”, o difícil é achar a bandeira do Brasil, venta muito!

Logo, no final após as bandeiras há um cruzamento, e para voltar para o centro de Rotterdam é só seguir a Schiedamsedijk, é uma caminhada de uns 10 minutos mas para os apaixonados por barco é legal, porque é nessa rua o Museu Marítimo, onde se pode visitar um barco tão antigo quanto o Oude Haven. Além disso, no caminho temos a “Calçada da Fama”da cidade com nomes como Julio Iglesias e Shrek (rsrs).

Acho que é válido ressaltar que a época do ano é fundamental, pois, se você estiver lá no verão, as pessoas são simpáticas, felizes, às vezes são organizadas festas na rua (geralmente na rua da Feira) ficam na rua até escurecer (pode chegar a ficar noite por voltar das 23:00!) e no inverno é tudo ao contrário, pois o clima holandês é bem rígido, nos últimos anos tem nevado bastante (o que eles dizem não ser muito comum), mas com certeza haverá muita chuva e vento, vento, vento...


Tenho que dizer também a furada que é ir no Zoológico, a não ser que se esteja com crianças, são poucos os animais que se pode visitar dentro do cercado, e aquele lugar é muito grande, meio contra-mão, tem que pegar um ônibus que vai para o aeroporto, partindo da estação Central.

Mais um lugar que não foi destruído pela Guerra : Stadhuis, a prefeitura da cidade, que é linda e antiga por fora e por dentro nem cheiro de antiguidade! De frente para esse prédio temos uma rua onde estão concentradas 99%  das boates de Rotterdam, por volta de meia noite começa a esquentar e o pessoal vai até o dia seguinte dançando aquela música que diz: “Chorando se foi quem um dia só te fez chorar....lá,lá,lá...”, quando eu ouvi isso ri muito!!! Algumas tem detector de metais, e, não entendi muito bem, mas quando eu fui com uns holandeses, eles conseguiram negociar a entrada, não custa nada tentar fazer o mesmo. A Prefeitura de Rotterdam também serve para Camarote, que é montado na sua faixada para o Carnaval holandês, que ocorre no final de Julho, porém esse é mais africano do que brasileiro, além de não se poder nem andar na rua Coolsigel.

Bom, coisas práticas: para usar o transporte público é possível pagar dentro do ônibus ou tram, no entanto, o metrô e o trem para outras cidades deve-se comprar o passe na máquina.  Para quem for passar mais tempo, seria interessante comprar o cartão que a gente chamava de anônimo, compra-se na máquina também e custava 8 euros.

Outra questão é o que indicar para jantar, isso é complicado porque eu não tenho o hábito de comer carne de porco ou peixes exóticos, então é bom saber que Rotterdam tem restaurantes italianos excelentes, três que eu mais gosto: Um ao lado do Mc Donoald's da estação de Beurs, o Luciano Sicilia in Bocca; outro na Binnenrotte, chamado Vapiano ; e por último um na Meent Straat esquina com a Rua Oppert, o  Ristorante Napoli e a sobremesa é claro que fica para “De Ijssalon”, mais a frente e que no inverno serve churros quentinhos, além do tradicional Waffles...huummm. Saudades!!!

Até a próxima viagem!
Gabrielle Saturno.




















11pm no verão. 

Um comentário:

  1. Ficou bem legal mesmo!! rsrs, olha eu puxando a minha própria sardinha?! Mas o blog em geral está mto interessante!bjs, Gabi.

    ResponderExcluir