domingo, 15 de maio de 2011

Dicas - Paris - minhas favoritas!

Que Paris é infinita, todo mundo sabe. Eu tenho assunto pra falar um monte de coisa aqui (e vou), mas toda vez que um amigo pede dicas de Paris, essas são as que eu sempre repito. É claro que tem os roteiros óbvios, dos museus, monumentos, parques e festivais, mas isso eu deixo pros profissionais.  Eu que amo blogs de dicas, me senti na obrigação de compartilhar minhas experiências e não posso deixar de citar a maior blogueira sobre Paris, a Lina do Conexão Paris. Ela dá dicas de tudo que está acontecendo por lá e já tem todos os roteiros, tem inclusive um guia que você pode comprar pela internet e que eu super indico. 

Voilá, vou começar pelo melhor programa, na minha opinião, em qualquer lugar novo que eu vá, e que na França é o melhor lugar do mundo para se fazer: O Supermercado. Você vai ficar chocado com a quantidade de coisa linda, gostosa e barata que tem por lá. Entre em qualquer um e você vai se sentir numa delicatessen chique que você paga caro no Brasil. É geléia de Abricot a 60 centavos, vinho a 2 euros, queijo Brie a 2 euros, manteiga com cristais de sal a 1 euro, aquela baguete perfeita a alguns centavos, ou seja, com menos de 10 euros você compra tudo para um piquenique requintado, ou aquele vinhozinho íntimo na varanda do seu hotel, ou presentes para todo mundo que ficou em casa. Vale muito a pena. As seções de queijos e vinhos são de deixar qualquer um boquiaberto.  



Agora o meu cantinho preferido da ville, a Île de Saint Louis. É aquela ilha que fica atrás da Notre Dâme, charmosa toda vida. Se você for na primavera/verão é o lugar perfeito para um piquenique na beira do Sena. Você vai se apaixonar de vez pela cidade. O lugar é repleto de artistas de rua, músicos que tocam saxofone e violino ao anoitecer, cantores, e é o lugar que os parisienses gostam de passear no fim
de semana.







Nosso piquenique foi muito invejado....

Lá nessa ilha, tem o melhor sorvete do mundo, o Berthillon. eu gostava de comprar alí na esquina da Rue Jean Bellay , sentar na mureta e ver a vida passar. O meu favorito é o de cereja, mas eles só tem sorvetes das frutas da época, mas todos são fantásticos. 




Lá também tem o sorvete Amorino, que é servido em formato de flor, mas não é tão gostoso e tem em outras cidades do mundo, mas é lindo. Esse fica na Rue de Saint Louis em L`Ile, que tem várias lojinhas charmosas e bistrôs românticos...





Se você é um gourmet que nem eu, tem que visitar a Grand Épicerie de Paris. É um shopping de coisas gostosas, lugar preferido dos chefs. Outro lugar legal é a Épicerie da Galerie Laffayette, que fica no último andar, lá tem Sais coloridos do mundo inteiro. Eu amo o Sal Rosa do Hymalaya.


Um passeio bacana é ir pra Opera, passear por alí, passar pela G. Laffayette e depois ir em direção à Madeleine, visitar a igreja e descer a rua em direção à Champs Elysées. Você vai passar pela boutique da Maille, pela Fauchon, pela Maison de la Truffe, pela La Maison du Chocolat( melhores éclairs de Paris), e também tem uma Ladurée, que tem os melhores Macarons ( alguns também dizem que os do Pierre Hermé que fica na G. Laffayette são melhores, mas sinceramente não vejo diferença...) , ou seja, é uma rua chique e badalada.  

Vá à Champs Elysées pra passear e tirar muita foto, mas esqueça comer qualquer coisa por lá. É tipo Copacabana, tourist trap total. Você vai pagar caro e comer mal. No máximo compre um lanchinho no Paul, a melhor patisserie na minha opinião, mas que tem em qualquer lugar. Eu sugiro um croissant ou um Pain au Chocolat, a Tarte au Citron, a Tartelette de Framboise e o Flan Normand. Até a Häagen Dazs é cilada...





Um restaurante que eu gosto muito, que é bom, aconchegante e barato é o Au Beaujolais. Ele fica em Ódeon, que faz parte do buxixo Quartier Latin, que bomba a noite. Tem até uma crítica minha no Trip Advisor, dêem uma olhada. Comam a Sopa de Cebola e o Crème Brulée.  




Outro restaurante que eu não consegui ir mas tá na minha lista é o do Cyril Lignac, que é tipo o Jamie Oliver da França, e parece que é legal também, mas acho que tem que fazer reserva. No almoço durante a semana sai a 25 euros 3 pratos. E o cara é estrelado. Acho que vale a pena.

Você pode comprar o ingresso pra ir na Torre Eiffel pela internet, com hora marcada. Quando for, desça na estação Trocadero e primeiro tire várias fotos de lá, depois vá andando pra torre. Ah, o crepe de Nutella que vende no trailler do Trocadero é fantástico! Vá, visite a Torre e depois pegue um barco e faça o passeio pelo Sena. Há vários tipos de barco, desde os baratinhos como o Batobus até os caros que tem jantar dançante como os Bateaux Mouches. Todos eles são ótimos. Vale a pena comprar os ingressos pela internet também.

Minha loja preferida pra comprar roupa é a H&M, que tem em todo lugar. A GAP e a Mango também são legais. Se você quer comprar souvenirs, tem uma rua que é a 25 de março/Saara de Paris, que é em Montmartre, perto do Moulin Rouge. Lá você acha tooodas aquelas lembrancinhas, lenço, bolsa, guarda-chuva, íma, chaveiro, leque, tudo tudo, baratinho. Barganhe.

Falando em Montmartre, é lá que tem o Bistro da Amelie Poulain, o Café des Deux Moulins, na Rue Leipic. Não é legal pra comer, muito ruinzinho, só coma se estiver com muita fome! Se você é fã do filme, entre pra conhecer, no máximo tome um café, tire fotos, pegue uma toalha de mesa, que eles vendem a 1 euro e dá um lindo quadro, e vá embora.  


Montmartre é tipo Santa Teresa. Tem muita arte, restaurante, muito gostoso. Pra subir pra igreja você pode ir pelas escadas ( haja perna) ou pegar o Funiculaire, que é um bondinho, muito mais legal. Lá em cima tem uma feirinha de artesanato ao lado da Igreja.  



Eu morei em Versailles. Tem que ir à Versailles. Vai cedinho, pega o RER C até a estação Versailles Rive Gauche, passe a manhã no castelo e nos jardins. De Abril a Setembro tem diariamente o Espetáculo das Águas e a noite nos fins de semana tem o das Águas Noturnas, se informe pra não perder. Se quiser almoçar, recomendo o Au Chapeaux Gris, um restaurante de mais de 100 anos, pertinho do Castelo. Nós gostamos, mas é carinho.


Crêpe et pommes en Suzette, flambées au calvados 

Se você vai passar mais de 4 dias em Paris, vale muito a pena alugar um carro e ir conhecer duas das maiores inspirações de Monet: Giverny e Étretat. Em Giverny é onde tem a casa e os jardins de Monet. Se não der pra ir de carro, vá de trem. Tem que ir cedinho pra evitar a turistada e conseguir fotos boas. Na rua da casa dele tem vários ateliês e restaurantes e também o Museu dos Impressionistas, que tem um jardim lindinho. Eu sempre almoço no Les Nymphéas, restaurante que fica em frente à casa de Monet, e também tem o sorvete Maison que fica em frente à casa, que é maravilhoso, o de pistache é o melhor.

Se você alugar o carro, aproveite o dia e quando sair de Giverny, vá à Etretat. Lá é outra cidade que Monet se inspirou pra pintar. É uma coisa linda, parece um sonho. E em 2 horas você está de volta à Paris.  





Por Paty Rios


2 comentários:

  1. Paty, pedi pra uma amiga ler o blog
    14:40
    ela mandou o seguinte comentário:
    14:40
    Olá Paty Rios! Sou Beatriz Camargo e trabalho com o Fabricio. ele me falou do seu blog e como nunca fui a Paris, fiquei curiosa por conhecer as dicas. Confesso ia apenas dar uma lidinha rápida para ver como era mas o texto e as digas foram me envolvendo e agora estou aqui dizendo a você que está muito bom. fiquei agora com uma vontade enorme de ir ao supermercado e provar todos os sorvetes que mencionou. Melhor prá mim não é que o dia que decidir ir, já tenho onde me consultar para fazer um ótimo passeio e aproveitar o que de melhor a cidade tem a oferecer. Parabéns pela iniciativa e muito sucesso. Seu blog vai bombar. abraços da Bia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, sou a Aurélia personal da sua mãe querida e estou indo para Paris e Londres dia 3 de fev, achei no seu blog o nome da sorveteria q já haviam me falado mas não lembravam o nome, vc tem alguma dica pra esse inverno? eu vou ficar no trocadero e pra ir no castelo de versailles pego metro pra onde? Pega mal correr pelas ruas de Paris, ou é comum?

    ResponderExcluir