terça-feira, 31 de maio de 2011

Dicas - Berlim

Fomos pra Berlim em Setembro de 2010, todo mundo no Clio. Rotterdam-Berlim, 6 horas de estrada porque pegamos engarrafamento saindo da Holanda, mas muito bem compensados nas autobans alemãs que são o paraíso pros que gostam de dirigir. Velocidade de cruzeiro: 180km/h. No Clio! Os Audis e BMWs passavam que a gente nem os via!

Ficamos no hotel Konigin Louise, que aceita cachorro, fica pertinho de um parque lindo e é ótimo; mais uma dica do Booking.com.

A princípio, pra variar, eu estava empolgadíssima só com a possibilidade de comer. Só pensava nos strudels, nos chucrutes, salsichas, tortas e cervejas. Mas Berlin me surpreendeu em todos os sentidos e está entre minhas top 3 cidades do Europa ( Paris-Roma-Berlim). A cidade respira história e cultura e as pessoas são doces e solícitas. Eu li uma vez uma descrição pra Berlim que achei perfeita: é como "uma flor que renasceu na podridão". Você sabe que alí é o cenário de muitos dos espisódios mais bárbaros da história, mas ainda sim há algo de encantador no ar...

Como só tínhamos um fim de semana e não dava pra ficar andando muito com um bebê de 9 quilos no colo, pegamos logo o ônibus do CitySightseeing que fica em frente ao Hard Rock Café ( sou maníaca por Hard Rocks!) , só pra gente se ambientar e dar uma olhada geral na cidade. É legal porque você pode subir e descer em qualquer lugar e eles vão te explicando tudo por onde passam. Além de sempre te darem descontos em restaurantes e museus, e um mapa da cidade. Eu acho que vale a pena, ainda mais quando se tem criança, ou quando tá frio ou chuvendo. O ticket vale por 24 horas e a viagem inteira sem descer demora 2 horas e o último ônibus do dia sai às 17:30h O start point é no Brandenburger Tor, mas você pode pegar em vários pontos da cidade.

Fizemos o tour e fomos direto pro Eastside Gallery, que é uma extensão de 1,3km do Muro de Berlim que foi trasnformada em galeria de arte a céu aberto. É muito legal ver as manifestações de artistas e turistas do mundo inteiro. É um monumento à paz.

De lá pegamos novamente o nosso ônibus e voltamos pro Brandenburg Tor, que é o cartão postal de Berlim, todos os turistas se encontram alí. É lá que começa a Under Den Linden, a avenida principal de Berlin, onde estão vários cafés, lojinhas pra turistas, barraquinhas de Currywurst (o fast food alemão) e prédios históricos. Ela termina na Ilha dos Museus. Lá também tem o Hotel Adlon, aquele onde o Michael Jackson sacudiu o bebê dele na varanda, lembram? Assim que chegamos lá, havia um grupo de jovens distribuindo abraços de graça. Foi tão gostoso dar aquele abração de paz! E eles nuncam tinham abraçado um bebê tão pequenininho...Zé retribuiu o carinho com um sorrisão gostoso.

Fomos andando pro Reichstag, que é o Parlamento Alemão. No caminho comi o melhor sorvete de vanilla da minha vida, que era vendido numa barraquinha quase em frente ao Tor....Tava uma fila enorme e chuvendo muito. Deixei o Zé com o Rick debaixo da marquise e fui pra fila, até que logo uma alma caridosa nos salvou e nos deu prioridade na entrada. Há uma entrada lateral para as prioridades, cadeirantes, gestantes, famílias com criancinhas e idosos. Pra subir e descer, muito legal. E é de graça. A visita ao Parlamento é um must na cidade. Você tem uma vista panorâmica de 360 graus da cidade e recebe uns aparelhos de audio guide que vão contando toda a história ao redor dalí a medida que você sobe a rampa em espiral e torna a subida quase imperceptível. Eu imagino que num dia de sol, o gramadão em frente ao Parlamento vire um grande parque, perfeito para piqueniques.

De lá pegamos o metro e voltamos pro nosso ponto de partida, passando pelas Potsdamer Platz e Alexander Platz, as praças famosas que dão um ar de modernidade à cidade.
Fomos jantar no Augustiner (aqui o site em alemão)no Mitte, que é o bairro badalado, por indicação de uma local e comemos a melhor comida alemã ever! A cerveja então....maravilhosa! O restaurante é uma tradicional Bierhaus, com aquele clima de festa alemã sempre. Garçons atenciosos, comida rápida, sobremesa honesta. Não invente de ir em outro lugar.

No domingo continuamos nosso passeio no ônibus vermelhinho, passeamos pela Champs Elysées de Berlim, a Kurfürstendamm, depois fomos ao Zoológico fazer uma visita ao falecido ursinho Knut e depois fomos a pé até o Pergamo Museum, parando em várias lojinhas de souvenirs, e no Hotel Radisson Blue, que tem um aquário gigante por onde passa um elevador, é fantástico. O museu é sur-re-al! Tem que ir.

Saímos do museu e pegamos um taxi-bike, com um alemãozão muito gente fina que nos levou até o Museu Menorial do Holocausto, passando pelo site do bunker de Hitler. Na boa, não vale a pena ir a nenhum desses dois. Deprê demais, você sai chorando. Bizarro. Mas o passeio valeu muito a pena, ele foi nos mostrando tudo e fazendo piadinhas. Falou inclusive que não era legal ir ao bunker, mas insistimos...

De lá, fomos ao Checkpoint Charlie, e depois ao Café Einstein, um clássico de Berlim.

Eu peguei todas as dicas no blog da Marcelinha, são perfeitas!

DICA HOT: Assita Operação Valquíria,  A Queda! As Últimas Horas de Hitler e Supremacia Bourne.

Chucrute

Strudel

A igreja bombardeada e a nova torre ao lado

Eastside Gallery

Appleman!
Free Hugs!

O Parlamento - Reichstag

Brandenburg Tor

Nós no CitySightseeing Bus

Super Hot Dog do Mc Donald's, yummy!

Knut, R.I.P.

Tão gente fina que parecia carioca....

Love All Serve All

Café da Manhã no parque ao lado do hotel, mais um alemão super gente fina que se virou nos 30 e preparou pra gente!

Torre da Alexanderplatz
Checkpoint Charlie

Kenzo e Rick na Alexanderplatz.
Boa viagem e qualquer dúvida perguntem!!