segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicas - Islândia

So, guys, sobre Iceland.

A Islândia era um sonho do Rick. Quando ele me propôs de ir pra lá, eu disse: "que diabos vc quer ir fazer na Islândia, aquilo não é um iceberg enorme??" Logo eu, a ex-rainha da Barsa e a atual Google Queen, como assim eu não sabia o que tinha pra fazer lá?

Eu não tinha noção do que fazer lá, ainda mais com um bebêzinho de 7 meses, num frio polar! Não sabia o nome de nenhuma atração, só sabia que a capital era Reykjavik. Quando comecei a planejar, nós estávamos na Holanda e, acho que por isso, quando procurava informações no Google em Português, Inglês ou em Francês, nunca vinha nada concreto sobre a Islândia. Eram sempre informações fracas, incompletas, do tipo: "Há 4 ovelhas para cada habitante". 

Daí achamos umas passagens baratas pela Icelandair (ótima!) e depois fomos nos virando pra achar o roteiro. Deu trabalho, viu? Mas finalmente, depois de falar com uma amiga da Noruega que já tinha ido lá, comecei a achar as agências de viagens islandesas e fazer contatos. E não é que eu me surpreendi? A maior cuspida na cara que já levei...

A Islândia tem TANTA coisa pra fazer, principalmente pra quem gosta de aventura como a gente, que foi difícil definir nossa prioridade! Além disso, é um país desmilitarizado, com gente bacana, com uma cerveja maravilhosa, a Viking, música boa, e não é um iceberg enorme, alíás, tem mais paisagens pretas do que brancas. Dá uma olhadinha só nesse vídeo:



Nós fomos em Novembro, que teoricamente é outono, mas como em qualquer lugar no hemisfério norte, pode chamar de inverno. Chegamos numa sexta-feira a noite e voltamos na segunda de manhã.

Imagine Peace Tower 

Há vários pacotes que oferecem passeios de ônibus, mas como tínhamos o Zé, ninguém nos aceitou. Disseram que um bebê iria “disturb” os outros turistas... Resolvemos alugar um carro na nossa chegada e fechamos um pacote com a Superjeep.is para o fim de semana; eles são o máximo, porque o jeep deles cabe no máximo 7 pessoas mas nunca vai lotado e é muito mais excitante.

Assim que chegamos, pegamos o carro no aeroporto (na Avis) e fomos direto pro Blue Lagoon, que é um Spa que tem uma lagoa com água do mar a 40 graus Celsius e de um azul absurdo. Na verdade, eles canalizaram a água do mar pra esse local que é uma área geotérmica, cheio de pedras que mantém a água do mar sempre quentinha, e essas pedras são ricas em lava sílica, que é ótima pra pele. O lugar é mágico, e tem uma super infra-estrutura. Você pode alugar toalhas e roupões, e ganha uma pulseira magnética com a qual é possível fazer compras nos bares molhados e massagens. Tem 2 saunas, uma a vapor e outra seca. No vestiário tem shampoo e condicionador a vontade e secadores de cabelo. Funciona o dia inteiro até 22h. Eles tem um restaurante ótimo.



De lá fomos jantar em Reykjavic (pronuncia-se Reiquiavique), na Hamborgarafabrikkan, dica da gerente da lojinha do Blue Lagoon. É um restaurante no estilo Hard Rock Café, onde a especialidade é o hamburguer de Ovelha. Tem de boi também. Tudo é delicioso, atendimento perfeito, e eles tem um dj que só toca música islandesa, e são maravilhosas!

Depois pro hotel. A princípio iríamos ficar no Radisson Blue, mas acabamos optando pelo Icelandair Hotel porque tem piscina coberta; fica a 10 minutos a pé do centro, mas estava tão frio que acabamos não saindo pra passear. Se você que está lendo precisar de alguma dica de hotel, me manda um e-mail que eu te ajudo a achar um bem localizado.

(By the way, a night lá vai de 1am as 8am, já q nessa época eles só tem 5 hrs de sol.)

Ah, antes que eu me esqueça : agendamos todos os hotéis nas nossas viagens pelo Bookings.com . Muito bom, pode confiar!



No dia seguinte, sábado, o Axelo, nosso guia, nos pegou as 8:45 no hotel e fomos fazer o Golden Circle, q é o passeio basicão, q inclui os Geysers, cachoeiras lindas, vulcões e a falha geolócica que divide entre América e Eurásia. Vale muito a pena. 
Thingvellir - O primeiro Parlamento do mundo




Divisão entre as placas tectônicas vista por cima, e aqui pela água,  que é meu sonho!



Strokkur
Gullfoss - O maior frio que já senti na vida! Tava tão frio que eu quase desisti de tirar essa foto!
Extinto vulcão Kerió
Glacier Langjökull - 1,6km de gelo embaixo dos nossos pés! Aí só se chega de Jeep.

Nesse mesmo dia a noite fomos à procura das Northern Lights. Na verdade eles tem uma forecast de aurora boreal, então eles mais ou menos já sabem se e onde elas vão aparecer, mas como todas as previsões, as vezes falha...

Mas thanks God, demos muita sorte, porque conseguimos ver numa montanha em Reykjavik mesmo, de onde também dava pra ver todas as luzes da cidade, um espetáculo. Esse foi o momento que eu mais esperava, era a única coisa que eu realmente queria ver, e foi como um sonho...

As luzes não são aquele verde toodo q vcs veem nas fotos, é q a foto capta melhor a luz dela, mas mesmo assim, é muito impressionante. É como um vento, uma nuvem colorida que fica dançando no céu numa velocidade incrível.

Momento muito emocionante!


Surreal!!
E lá atrás Reykjavic e a Luz da Yoko Ono, Imagine Peace. 


Eu adoraria ter passado uma noite num hotel no interior, pois de lá dá pra ver melhor. Mas ai tem que ter mais tempo lá...Next time, for sure!

Bem, esse passeio pra ver as luzes dura até 4 hrs, pois é o tempo e a distancia q eles se dão pra achar. Como a gnt já achou rápido, ficamos uma hora lá olhando...Foi lindo demais, mas um friiiiiiiiio!

Well, no dia seguinte pegamos uma tour mix de South Coast + Thorsmork. Na South Coast a gente vê as praias de areia negra, várias cachoeiras, lagos, vulcões, é tudo muito lindo. O Thorsmork era um parque, um dos poucos lugares onde havia árvores, e que infelizmente foi destruído nessa última erupção em março desse vulcão que fechou os aeroportos da Europa. É impressionante ver a destruição ao redor...ainda dá pra ver alguma fumaça saindo de cima dele.
E pra chegar lá perto a gnt passa por rios congelados. Aliás, esses rios se também depois da erupção que derreteu os glaciers que estão em volta.

Amanhecer do sol às 11am. O sol fica nessa altura o dia inteiro, quer dizer, durante as 4 horas que ele aparece... A luz mais linda do mundo...


Dyrhólaey... não parece cenário de filme de ficção científica? 







Esse é o cavalo islandês, ele é tipo um pônei, único a fazer 5 movimentos. 






Ê mundão...
Skógarfoss / -12C , que coragem!
Mais um por do sol inesquecível às 15:30h


Esse aí é o Eyjafjallajökull - a fumaça lá em cima é só pra lembrar que ele ainda tá ativo...


Ice-road





Nosso guia Axelo



Tem muita muita coisa pra fazer por lá. Pra quem gosta de aventura é um prato cheio. Tem cavernas de lava, de gelo, glaciers, escaladas pra vulcão, rafting, rapel, passeio de helicóptero, whale watching, mergulho nos lagos de água super cristalina e potáveis, rios cheio de salmão e truta, enfim, foda!

A noite, só pra fechar com chave de ouro, o recepcionista do hotel nos avisou que dava pra ver a aurora do estacionamento do hotel...e dava mesmo!

Ó lá ela again!



E foi isso.

Agora a melhor época pra ir lá seria de setembro a março, mas eu iria em março...

Sim, em relação ao dinheiro, os passeios são BEM caros.

Nossos 3 passeios com a Superjeep.com deram em média 1500 euros. O Blue Lagoon foi 28 pra entrar pra cada, + 5 pra cada toalha + 8 pra cada robe. Mas vale muito a pena. O Hotel foi 186 pras 3 noites, sem café da manhã, que era mais uns 14 euros pra cada.
O carro que alugamos foi uns 80 euros.
Os jantares deram na média de 50 euros pros dois.

Já fizemos a promessa, e daqui a 15 anos passaremos no mínimo 15 dias lá com o Zé! 

E ah, o Zé nunca dormiu taaaaaaaaaanto na vida! Foram 2 dias dormindo dentro do carro, não incomodou ninguém!

Meu anjo <3



Qualquer dúvida é só me email-ar : djpatyrios@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário