domingo, 13 de novembro de 2011

Dicas - Bruges


Saindo de Bruxelas, partimos em direção ao litoral. Próximas paradas: Bruges e Gent. Bruges está a cerca de 100km de Bruxelas, enquanto Gent fica localizada a 57km. Ambas são cortadas por canais e preservam a arquitetura e o estilo medieval em suas ruas e fachadas. Por aqui, continuamos nossa aventura de descobertas de chocolates e cervejas.

Bruges

Visitada diariamente por milhares de turistas, essa cidadezinha tem a difícil missão de competir pelo posto de destino mais romântico da Europa. Patrimônio da UNESCO desde o ano 2000 e considerada por alguns como a Veneza Belga, a cidade guarda, em suas ruas e canais, séculos de história, que podem perfeitamente ser descobertos a pé. Aliás, andar por Bruges talvez seja a atração turística mais romântica da cidade.

Começamos nosso passeio pela Markt, a praça central de Bruges, que abriga o Beffroi – uma torre com um carrilhão com 47 sinos, que é acionado por um mecanismo do século XVIII, como uma caixinha de musica. Do alto da torre (bem do alto, pois são 366 degraus e 83m de altura), é possível ter uma linda vista da cidade.



Beffroi da praça Markt





Saindo da praça, seguimos em direção à praça Burg, que fica bem próxima. Lá, encontra-se o Stadhuis (Prefeitura), que abriga um pequeno museu sobre a história da cidade. Ao lado da prefeitura, fica a Heilig Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado), que recebe muitos visitantes curiosos pela suposta urna com gotas de sangue de Jesus Cristo.



Heilig Bloed Basiliek (Basílica do sangue Sagrado)



Seguimos então em direção à rua Wijnzakstraat, para visitarmos o Choco Story – The Chocolate Museum, ou simplesmente Museu do Chocolate. Cheguei lá achando que seria um programa de índio, mas realmente me surpreendi. O museu conta história do chocolate que passou de oferenda aos deuses Astecas à medicamento e chegando, finalmente, à se tornar um doce mundialmente apreciado.

O museu expõe filmes e peças de época, além de explicar o processo de fabricação e nos proporcionar uma degustação no final da visita.

 



Vale lembrar que o museu conta toda a história do chocolate para crianças, com cenas recriadas com playmobil. Realmente muito interessante para os pequenos.

No final da visita também tem uma exposição com esculturas de chocolate. O difícil é tirar foto sem arrancar pedaço!!!





Escultura de chocolate no Choco Story

Depois da degustação de chocolates pralinés, fizemos uma pausa para o almoço. Escolhemos um restaurante dos nossos hermanos argentinos. O restaurante El churrasco Argentino, na rua Vlamingstraat 76, propõe várias opções de churrascos e grelhados por preços bem razoáveis, pois, afinal, Bruges é uma cidade turística e encontrar comida barata não é nada fácil.

Nós escolhemos uma Brochete, acompanhada por salada e adivinhem... fritas!!!


Brochete dos Hermanos



O restaurante fica bem em frente ao edifício da primeira bolsa de valores do mundo, a Huis ter Beurze. O prédio foi restaurado, mas não conseguimos descobrir se é possível visitar o seu interior.





Primeira bolsa de valores do mundo, a Huis ter Beurze

Bem alimentados, continuamos nosso passeio gastronômico e fomos atrás de uma sobremesa digna do país chocólatra. Escolhemos o café De Proeverie tea room, que pertence ao chocolatier instalado do outro lado da rua.



De Proeverie tea room – Alguém gosta de cupcake?



Ao entrar, escolhemos no cardápio o famoso chocolate quente que trazia a seguinte descrição:

“Chocolate chaud « de Proverie »

Mondialement apprécié par les connaisseurs. Se prépare directement à la table en incorporant du Chocolat Sukerbuyc, fondu au bain marie, dans le lait chaud”.

Pensei em traduzir pro português, mas acho que as fotos abaixo já dizem tudo.




Chocolate quente fantástico do De Proverie


Depois de mais algumas voltas na cidade, paramos no t’ Bruges Beertje, um templo da cerveja, que possui uma carta com mais de 300 rótulos de cervejas. O problema é que a educação dos atendentes é inversamente proporcional à quantidade de cervejas e, como não tinham mesas disponíveis, os atendentes não nos deixaram esperar e, literalmente, nos colocaram pra correr.


Muita cerveja, pouca educação


Pois bem, nos colocaram pra correr, mas não perdemos a vontade de beber. Como não iríamos beber 300 cervejas, paramos em um simpático pub (Belgian Beer Pu Don Quichotte) e provamos algumas cervejas locais, entre elas a cerveja Amber Pawel Kwak (Kwak, pros íntimos), que tem como destaque sua inconfundível taça.


Cerveja Kwak, 8,4%



Como começou a chover, não pudemos fazer o famoso passeio de barco pelos canais, mas voltamos no dia seguinte (ainda com chuva) para, simplesmente, caminhar pelas românticas ruas de Bruges.


















Próximo destino: Gent

Um abraço e até Breve.

Por Fabrício Bezerra, irmão da Paty




Nenhum comentário:

Postar um comentário