domingo, 5 de junho de 2011

Dicas Pisa – Florença

Nossa passagem por Pisa foi bem rápida. Na verdade, não tem muita coisa pra fazer em Pisa além da Torre, mesmo assim, vale a pena se você estiver indo pra Florença.
Paramos o carro pertinho do centro histórico, na rua mesmo, foi muito tranqüilo achar vaga.
Passeamos pelo Campo dei Miracoli com o Kenzo e o Zé sem problemas. Entramos só em uma igreja, que era de graça. Não subimos na Torre, pois tudo que eu já tinha lido era que a subida era super estreita e dava tonteira, mas foi muito emocionante estar num cartão postal tão famoso.
Outra coisa legal de Pisa é o muro Tuttomundo do artista Keith Haring. É só perguntar que qualquer um te informa onde é, dá pra ir a pé e ainda vale o passeio pelas ruazinhas cheias de restaurantes ao redor da cidade histórica.



De lá pra Florença foi uma hora de viagem. Ficamos no Hotel Liana, uma autêntica Vila, muito bacana, pertinho de tudo, ao lado da Grande Sinagoga de Florença, que é considerada uma das mais belas da Europa.
Assim que chegamos fomos jantar num restaurante típico da Toscana, o Acquacotta, ma-ra-vi-lho-so. 
Na manhã seguinte, fomos direto para a Piazza del Duomo, visitar a igreja mais famosa, a Santa Maria del Fiore, também conhecida como Duomo, mas estava fechada, pois era Domingo. Aliás, DOMINGO definitivamente NÃO é um dia legal pra você visitar Florença, pois é dia de missa, e praticamente todas as atrações legais, que geralmente são igrejas, estão fechadas ao público. Visitamos então o Batistério (5 euros a entrada), que tem portas de bronze fantásticas esculpidas por Giotto e um estilo que lembra o Pantheon.
De lá fomos direto para a Galleria dell’Accademia ver o todo poderoso Davi de Michelangelo. Vale cada centavo. É arte pra sentar e apreciar, se arrepiando da cabeça aos pés. 
Depois fomos para Capela dos Médicis, que é uma igreja onde tem os túmulos da família Médici, todos esculpidos por Michelangelo, mas  que oh, estava fechada, pois também é uma igreja. 
Depois fomos pra Piazza della Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Galleria Uffizi e a Ponte Vecchio. Gente, é TANTA, mas TANTA arte maravilhosa junta que é difícil dizer o que é o mais legal dalí. Sentamos na Loggia dei Lanzi e ficamos maravilhados com a perfeição das estátuas e ouvindo uma música de arpa tocada por um artista de rua, parecia um filme...
Depois fomos andando para a Basílica de Santa Croce, que é onde tem os túmulos de Michelangelo, Danti, Galileo, entre outros. Pegue um guia, você não vai se arrepender. Tem vários na própria entrada da Igreja. 
Se tem UMA DICA PRECIOSA PARA FLORENÇA É: COMPRE OS INGRESSOS PARA OS MUSEUS ANTES PELA INTERNET. Senão você VAI pegar fila. Só conseguimos furar na Galleria della Academia porque chegamos bem cedinho e estava chuviscando, mas eu acho que só o bebê não nos garantiria a entrada. Na Uffizi foi impossível. Outra dica legal é sempre pegar ou o Audio Guia ou um guia de verdade. Eles te contam tudo, e você não passará batido pelos detalhes. 
Outra dica que serve para a Itália inteira, e merecerá um post só para isso, é: COMA MUITO. E não se importe muito com a dieta, porque você vai andar como nunca....
E mais: Tome muito Brunello de Montalcino, o melhor vinho que jé tomei na vida....






Duomo

Dentro do Batistério

Batistério e suas Portas do Paraíso.

Palazzo Vecchio

Ponte Vecchio


Capela dos Médicis

O Davizão, mas é a réplica, o original não pode tirar foto.


Santa Croce


Nenhum comentário:

Postar um comentário