segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dicas - Roma em 2 dias - Dia 1

Roma é a minha segunda cidade preferida da Europa. Aliás, a Itália é o meu segundo país preferido. Não só pela comida, mas pela língua, cultura, história, paisagens, música e povo. Assista todos os filmes que puder, leia todos os livros, ou no mínimo leia a Wikipedia pra não se arrepender depois. Veja a série Spartacus, que conta a história de um dos ludus mais famosos do Império Romano e seus gladiadores rebeldes que fizeram história.

Pois bem, em Roma, ficamos no Hotel Orto di Roma. Ele fica a uns 10 minutos do Coliseu, só aconselho se estiver de carro, porque ele fica longinho da estação de trem. Ele tem um restaurante anexo que serve a melhor pizza que comemos na viagem. MAGNÍFICA! E custava 4 euros a pizza grande. Um sonho.

No primeiro dia, como estava chovendo, demos a nossa rodada geral pela cidade, nos guiando pelo GPS Tom Tom. Passamos por tudo e fomos pro Vaticano. Paramos o carro num Parking a 10 euros o dia, ou seja, o mesmo preço de ir de metro. Chegando lá, a fila era enorme, mas uma alma caridosa nos passou na frente das milhões de velhinhas por estarmos com o Zé no carrinho. UFA! Acho que teria desistido se tivesse que enfrentar aquela fila. Só tinha um probleminha: eu estava de short jeans, com uma meia calça de bolinhas e bota. Linda pra visitar o Coliseu, não a Basílica de São Pedro! hehehehe. Levei 3 esporros. 3 pessoas tentaram me barrar. Mas como o dinheiro fala mais alto, principalmente numa instituição religiosa como a Igreja Católica, pegamos a visita guiada - 45 euros cada  (essencial) e seguimos com nosso guia, passando por todos os guardas. Eu não estava indecente. Até dei um jeito, amarrei um casaco na cintura e coloquei a jaqueta do Ricardo na frente. Não dava pra ver nada. Mas sabe como são as beatinhas, né? Ainda mais com minhas pernas grossas....as japas magrelinhas quase nuas podiam, eu não. Enfim, a Basílica de São Pedro é um lugar que eu não sei ainda como definir. É um insulto. Chega a dar medo de tão majestosa. É muita riqueza junto:  o mármore mais caro do mundo, os maiores artistas da humanidade...Faz qualquer cristão se sentir pequeno diante de tamanha riqueza. A visita dura em média 1 hora.

De lá fomos direto para o Museu do Vaticano. Pegamos também a visita guiada, mas aí, erramos. Museu do Vaticano, com bebê, é pra ir direto pra Capela Sistina, passar meia hora no mínimo contemplando aquela maravilha, e ir embora.  A visita acabou demorando muito e passamos a tarde toda lá; ao chegar na Capela já estávamos tão cansados que não aproveitamos o suficiente.
Saímos de lá e comemos o sorvete preferido do Papa, da Old Bridge Gelateria, que fica bem pertinho do museu, no caminho do metro. Uma delícia mesmo!

Depois fomos pra Fontana di Trevi, que é um lugar que DEVE ser visitado à noite. Aí, Roma é toda linda! Dá vontade de morrer olhando pra Fontana. Andamos pelas ruas ao redor, que é um buxixo turístico, comemos uma pizza, pegamos uma dica de restaurante pro dia seguinte com o dono da pizzaria e acabou o primeiro dia.

A pizza do Orto di Roma

Perfeita Pietà

Você pode sim tirar foto lá dentro. É só pedir licença à Nikon, que patrocinou a reforma da Capela e é dona dos diteiros autorais das fotos.